O Eurobarómetro de junho de 2023 demonstra que a maioria dos cidadãos europeus acredita que a conetividade avançada (76%) e o reforço da cibersegurança (77%) melhorarão significativamente a sua utilização quotidiana das tecnologias digitais. Além disso, dois terços dos cidadãos europeus (67%) apelam a mais educação e formação para desenvolverem as suas competências digitais.
Do mesmo modo, dois terços dos cidadãos (66%) consideram que as tecnologias digitais desempenharão um papel importante no combate às alterações climáticas.
Por último, mais de 80 % dos europeus consideram que os Estados-Membros devem colaborar mais para promover o acesso às tecnologias digitais, bem como para estimular a inovação e para que as empresas sejam competitivas a nível mundial.
No que diz respeito a uma transformação digital baseada em valores, apenas metade dos europeus considera que os direitos e princípios digitais estão bem protegidos na Europa.
Mais de um terço dos cidadãos (36%) considera que é necessário fazer mais e, em vários aspectos, menos de metade considera que a aplicação dos direitos e princípios digitais no seu país é satisfatória. Os cidadãos estão especialmente preocupados quando se trata de garantir ambientes e conteúdos digitais seguros para as crianças e os jovens ou de obter o controlo dos seus próprios dados ou do seu legado digital.
Fontes: Comunicado da Comissão Europeia de 14.11.2024, disponível aqui.