Skip to content

Publicado Relatório da Freedom House que Salienta o Impacto da Inteligência Artificial na Liberdade de Expressão

Embora a Inteligência Artificial (IA) ofereça enormes vantagens a nível de acesso à informação no ciberespaço e permita novas oportunidades de expressão e participação, nasce, também, uma verdadeira dificuldade, que se intensificou em vários pontos do Mundo: a repressão digital.

Segundo a Freedom House, uma organização não-governamental, a liberdade na Internet e nível global caiu pelo décimo terceiro ano consecutivo. No Irão, o acesso à Internet foi restringido e o WhatsApp e o Instagram foram bloqueados. Em Mianmar e no Irão, várias pessoas foram condenadas à morte por crimes relacionados com a expressão online. A repressão à liberdade de expressão também é hábito na China, onde muitas pessoas são presas por partilharem opiniões online.

Além do já exposto, a IA, principalmente a inteligência artificial generativa, potencializa campanhas de desinformação online. É utilizada pelos Governos para manipular discussões online, difamar oponentes e influenciar o debate público. Mais ainda, permite aos Governos melhorar a censura online ao implementar a aprendizagem automática para eliminar o discurso político, social e religioso diferente do seguido pelo próprio Governo.

Deste modo, a IA pode funcionar como um instrumento de repressão digital, tornando a censura, vigilância e a disseminação de desinformação mais rápidas, impercetíveis e eficazes. Cabe aos decisores políticos democráticos a função de proteger e defender uma Internet livre, segura e aberta e de regulamentar a implementação e desenvolvimento de ferramentas de IA através de padrões de Direitos Humanos, transparência e responsabilização

Fontes:

Artigo Redigido por Diana Godinho

en_GBEnglish (UK)