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As principais plataformas em linha comunicam informações nos primeiros seis meses ao abrigo do novo Código de Conduta sobre Desinformação

As principais plataformas em linha signatárias do novo Código de Conduta sobre Desinformação de 2022 (Google, Meta, Microsoft, TikTok) publicaram esta semana novos relatórios sobre a forma como transformaram os seus compromissos de reduzir a propagação da desinformação em prática.

Disponíveis para descarregar no Centro de Transparência, os documentos mostram mais esforços por parte dos signatários para aumentar a transparência e fornecer dados pertinentes. Uma vez que se comprometeu a apresentar relatórios semestrais, este é o primeiro conjunto de relatórios que abrange um período completo de meio ano.

Os relatórios mostram que as plataformas estão a melhorar o fornecimento de dados mais pormenorizados e esclarecedores, colmatando algumas lacunas de dadosNo entanto, são necessários mais esforços para fornecer dados mais específicos, completos e significativos. Além disso, os signatários comunicaram os seus esforços para proporcionar salvaguardas relativas a novos sistemas de IA generativos e funcionalidades nos seus serviços. Os relatórios incluem igualmente um capítulo específico sobre a desinformação relacionada com a Ucrânia. O próximo conjunto, previsto para o início de 2024, incluirá um capítulo específico sobre a luta contra a desinformação em torno das eleições.

Os relatórios são acompanhados de um novo conjunto inicial de indicadores estruturais, que fornecem informações adicionais sobre a desinformação nas plataformas em linha e o impacto do Código na redução da sua propagação. A Comissão espera que os signatários prossigam o seu trabalho, alargando e aperfeiçoando a comunicação de informações no futuro.

Fontes: Comunicado da Comissão Europeia de 20.12.2023, disponível aqui.

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