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Instituto Superior Técnico adota princípios sobre a utilização da IA nos métodos de ensino e de avaliação de conhecimentos

O Conselho Pedagógico e o Conselho Científico do Instituto Superior Técnico adotou, na sua reunião de novembro de 2023, um conjunto de princípios e práticas sobre a utilização de Inteligência Artificial nos métodos de ensino e de avaliação de conhecimentos. Reconhecendo ser generalizado o acesso a ferramentas de Inteligência Artificial desde 2022, designadamente com a generalização dos large language models, o Técnico constituiu uma comissão de “Reflexão Sobre Ensino e Formação na era dos Large Language Models, Comissão REFLeT”, para apoio à decisão sobre a utilização dos modelos de linguagem em particular nas atividades de ensino, aprendizagem, e avaliação de conhecimentos.

Apoiado no relatório da Comissão REFLeT, o Técnico adotou os seguintes princípios e práticas:

  • Quando tal for adequado, os docentes deverão utilizar as ferramentas baseadas em IA de forma a enriquecer, simplificar, actualizar o processo de ensino e de criação de conteúdos para ensino;
  • Quando tal for adequado, os estudantes deverão ser estimulados a usar essas ferramentas como assistentes de ensino e auxiliares de trabalho e, em particular, poderão usar essas ferramentas; o professor deve assegurar que há equidade no acesso a essas ferramentas, e assim incentivar o seu uso para melhorar por exemplo, a qualidade da escrita de relatórios e dissertações ou outros objectivos, como “brainstorming” no despoletar a criatividade;
  • Não deverá ser adotada nenhuma medida geral de proibição relativamente ao uso de ferramentas que usem IA nos processos de ensino ou em métodos de avaliação;
  • Os elementos de avaliação com acesso a ferramentas de IA, mais personalizados e adaptativos, devem ser combinados para robustez e fiabilidade com elementos de avaliação tradicionais, como exames/testes; preferencialmente devem juntar-se a componentes em que haja interação direta e efectiva professor-estudantes, como orais, de forma a aferir a efetiva aquisição de conhecimentos e de competências;
  • Em qualquer prova de avaliação, deverão ser explicitados os recursos (incluindo ferramentas de IA) a que os alunos podem legitimamente recorrer; nomeadamente tal como nos exames é explicitado se é permitida consulta a formulários, deve ser explicitada a permissão ou não de recurso a ferramentas de IA;
  • Deverão ser explicitados em cada UC os usos deontologicamente apropriados das ferramentas de IA; para os reforçar deve ser exigida a entrega de uma declaração de honra nos casos em que são proibidas; como não há fundamento legal para indicar modelos de linguagem na autoria ou citá-los, no caso de projetos pode ser exigida a declaração de utilização deste modelos e qual o seu fim, como melhoria da redação, acréscimo e organização de informação; cálculo; programação, etc.
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